domingo, 20 de abril de 2008

Fenômeno MATRIX

Olá pessoal, finalmente, depois de 4 semanas sem postar volto aqui com novidades, não postei por falta de assunto mas sim por falta de tempo....Afinal, eu tenho que estudar também né?, aproveitem a minha volta!

A Realidade de Matrix e a Nossa



o filme Matrix Reload que retrata uma realidade da era da Cibernética e mostra que vivemos aqui uma ilusão. Os autores, segundo se informa, valeram-se de todos os meios para retratar essa realidade desconhecida pela maioria da humanidade, mas que já fora prevista pelos gnósticos, um grupo de cristãos que viveu entre os séculos II e V e possuía suas próprias escrituras, crenças e rituais. Eles acreditavam que iríamos acordar do mundo material e perceber que esta não era a realidade verdadeira.

Mas o filme guarda grandes semelhanças também com a crença budista, segundo a qual as nossas vidas são uma grande ilusão montada pelos nossos próprios desejos. É como se todo o mundo fosse, como diz Morpheus [personagem do filme], "uma projeção mental da sua personalidade". As pessoas estariam presas num ciclo: elas tratam o que sentem como se fosse real e ignoram que aquilo é só uma ilusão que as mantêm presas a este mundo. Numa cena do filme Matrix I, Neo (principal personagem) encontra uma criança com trajes de monge budista que entorta uma colher com a mente. O segredo, diz a criança, é saber que a colher não existe. Uma vez superada a ilusão, atinge-se um estado em que a noção de indivíduo se perde.

Um dos maiores reforços desse ciclo de ignorância é o fato de estarmos cercados de pessoas que também tratam as ilusões como se fossem reais. Essa idéia foi bem retratada no filme como uma rede de computadores que liga as percepções dos indivíduos, permitindo que um reforce no outro a ilusão de um mundo que não existe.

O caminho para a transcendência é a busca pessoal pela iluminação, tanto para os budistas quanto para Morpheus, que afirma que "ninguém pode explicar o que é Matrix. Você precisa ver por você mesmo". Buda já dizia a seus seguidores: "Vocês próprios devem fazer o esforço; os que despertaram são apenas professores", e a mesma explicação poderia vir de Morpheus: "Estou tentando libertar sua mente, Neo. Mas só posso lhe mostrar a porta. Você é que tem que atravessá-la". Entenderam o espírito da coisa?

Bem, agora veremos quanta semelhança guarda isso tudo que foi retratado no filme com aquilo que vimos pregando desde longa data, a respeito da situação de nosso planeta e de sua humanidade. Em outubro/2000 dizíamos que os seres humanos vivem hoje uma situação de acomodação, pois entregaram a sua vontade para que fosse manipulada por outros em vez de exercerem a própria vontade. Dissemos também que muitos aguardavam a transformação, queriam a transformação, mas havia outras pessoas que não queriam e essas representavam a maioria, cerca de 60% desta humanidade, e com isso criou-se uma CONSCIÊNCIA, e aquilo que se cria no mundo físico mantém realidades físicas que não deixam a CONSCIÊNCIA passar para outra dimensão, e o que hoje existe aqui é uma realidade criada pelo mental humano, pelo mental da maioria da nossa humanidade, e que, apesar de não ser real, é plasmada e pode ser palpável.

Todas as criações são mentais, todo o universo é uma criação mental; ele se materializa quando se plasma, e o que dá a forma física é o ectoplasma. Por ser essa uma criação mental, estamos num planeta que não existe, mas se estamos aqui, automaticamente também criamos este plano, de modo que tudo que está ao nosso redor não devia mais estar, aliás, nós mesmos não devíamos estar aqui.

Hoje, a situação continua como naquela oportunidade, o processo da transição já se completou e continuamos vivendo um "holograma", isto é, presos numa consciência de massa, que é resultante da vontade das pessoas que não querem que a situação se modifique. Nós somos o que pensamos e o que queremos ser. Este é o livre-arbítrio, e dessa forma essa realidade é mantida pela consciência de massa, estimulada pelos condicionamentos. Por outro lado, sobre a questão da transcendência, já temos dito em outras oportunidades que o processo de auto iluminação espiritual é a mudança da consciência material para a consciência espiritual, mas um processo individual em que cada um deve buscar o seu caminho. Lembram o que Morpheus disse ao Neo: "Eu só posso lhe mostrar a porta, mas você é que tem que atravessá-la."

À medida que vamos obtendo consciência de nós mesmos, descobrimos um horizonte muito maior do que podemos supor com a consciência tridimensional. Nesse momento, nosso horizonte se expande e vamos vivenciando em outros planos de consciência. É um processo que chamamos de transmutação, que é a mudança da consciência física para a consciência astral ou espiritual.

No momento em que começamos a utilizar a Luz de nosso espírito, começamos a experienciar no Plano Concreto, onde estaremos libertos das ilusões e passaremos a ter mais controle sobre nosso pensamento e direcioná-lo sempre para permanecer na Luz; à medida que experienciamos neste plano, vamos assumindo a nossa consciência de Luz e ascendemos.

Parece simples, mas temos que fazer um trabalho muito sério sobre nossas crenças e condicionamentos, pois a mente racional restrita impede que a mente viva irrestrita acesse os conhecimentos superiores de Luz. Bem, fiquemos por aqui, e continuamos com a transcrição das reflexões passadas pelos nossos instrutores.

SERÁ??

9 comentários:

Fabrício Puxafree disse...

legal seu blog

entra no meu

www.puxafree.blogspot.com

Unknown disse...

legal

http://www.baixablogbr.blogspot.com/

Daniel Augusto disse...

huauhhuahu...eu acho essa teoria filosofico-romantica demais...apesar de ser muito boa de ler e pensar ela é um pouco impratica...

tenho amigos budistas e adoro essa "religião"...

gostei bastante do seu blog...eu sempre fico muito feliz ao le-lo...

^^"

bye

Jullyana Albuquerque disse...

Budismo é fascinante. Não entendo quase nada, mas eles vêem tudo de um modo tão diferente.
Agora essa do Matrix foi a primeira vez que li

Wanderson Lira disse...

Excelente teoria!
Há algum tempo, conheci a "Christian Science" Igreja Cristã fundada no livro "science and health with key to the scriptures" by Mary Baker Eddy.
Para quem gosta da teoria transcedental de Matrix, vale a pena conferir a Ciência Cristã e o seu respectivo livro (muito interessante e exclarecedor).


P.S. Paulo, o blog tá cada dia melhor. Parabéns!!!

Anônimo disse...

se todos pensassem neste nivel este plano que estamos não existiria.

Anônimo disse...

se pensassemos só no espiritual e naõ em satisfação física este plano que estamos não existiria.
ass; ludi

Anônimo disse...

"penso logo existo"
é a solução de tudo de qualquer problema esta em nós por isso a frase.
ass;eu de novo ludi

Anônimo disse...

e por isso que estamos aqui para a nossa evolução espiritual.
ass;eu de novo ludi.